18 de fevereiro de 2015

E aí, General Villas Bôas? Uma vida depende de sua assinatura.

Publicado originalmente as 22:57h de 14/2

Uma bela missão para o novo Comandante do Exército. A vida do Gabriel depende de uma assinatura!

A vida de Gabriel depende de apenas uma assinatura! Assim começa a primeira postagem na fanpage em solidariedade a um lindo menino, dependente de militares do Exército Brasileiro.
Aos dois anos o Gabriel sofreu uma convulsão e ao ser socorrido não recebeu o tratamento adequado. O que provocou sequelas que afetaram os seus movimentos e a coordenação motora. Gabriel não tem postura de tronco, não caminha, não fala, sofre muitas convulsões e é totalmente dependente de seus pais, Jefferson e Perla, ambos militares do Exército Brasileiro.
Quase sem dinheiro para o transporte, alimentação e hospedagem a família se vira como pode nos Estados Unidos. Com a ajuda de amigos e contribuições obtidas por meio da fanpage SOS Gabriel Machado eles foram para os EUA em busca do tratamento indispensável à vida do menino, que não pôde esperar mais pelos tramites burocráticos necessários para que o sistema de saúde do Exército custeie seu tratamento.
Só os militares sabem da dificuldade que é exigir de médicos e diretores de hospitais militares, geralmente superiores hierárquicos, o tratamento devido para os dependentes. Num momento de dor e comoção, de luta pela saúde de um filho, pode-se esbarrar em trâmites hierárquicos e burocracias típicas da caserna, e nem sempre é fácil lidar com isso.
A família, há alguns anos, chegou a acionar na justiça o hospital do Exército para que fornecesse o tratamento e medicamentos na época indispensáveis à vida de Gabriel. Veja um extrato da decisão favorável, proferida pela Desembargadora Federal Selene Maria de Almeida, no agravo de instrumento contra o Comandante da 6ª Região Militar e o Diretor do Hospital Geral de Salvador.

… Um processo de aquisição que tem como duração de sete meses a um ano e quatro meses… não visa atender ao usuário do sistema, que solicita porque precisa, e sim, visa criar um óbice para a utilização do serviço que a própria legislação oferece. Sendo certo dizer que cada alegação de falta de documento, falta disso ou daquilo é uma forma nítida de mascarar e pretender justificar a própria ineficiência do serviço prestado.

… Ressalto que um processo como o de fornecimento de medicamentos que visa a atender o usuário do sistema de três em três meses, é inconcebível que tenha demorado mais de um ano para sua conclusão, não faltaram documentos, mas sim prescreveram pela demora e o descaso generalizado, revelando-se vergonhoso e desumano colocar a culpa no usuário.
Rumo a sessão de fisioterapia: Gabriel e o pai na bus stop,
abaixo de chuva (Reprodução: Facebook)
A sargento Perla nunca deixa de agradecer a todos que os tem ajudado de alguma forma. Em 9 de fevereiro se iniciou mais uma etapa de fisioterapia na Florida. A mãe agradece ao Lampert’s Therapy Group por estar proporcionando ao Gabriel mais essa etapa de tratamento.
Entre os que contam com a gratidão da família, além dos citados acima, estão vários membros da comunidade brasileira em Boston e a Casa Ronald MacDonalds.

Esperança
A família moveu um processo de reparação em relação ao erro médico que vitimou Gabriel. O processo já dura 7 anos!
Gabriel no momento aguarda ansiosamente um despacho do Comandante do Exército. A família espera que o novo Comandante autorize o custeio do tratamento nos Estados Unidos. O requerimento foi protocolado em janeiro. Enquanto aguardam, subsistem em um abrigo, amparados pelo amor e auxílio financeiro de amigos e parentes.
A labuta de um comandante de força, como é o caso do General Villas Boas, não se limita a tratar de questões como verbas, armamento e estratégia. Talvez as questões mais importantes sejam do tipo descrito acima, justamente por refletirem diretamente no moral da tropa. Num momento como esse o general deixa de olhar a tropa como um todo – o grande corpo verde oliva que se movimenta de forma coordenada – e tem de se focar em uma só pessoa, olhando então o membro da família militar como um ser humano único, que precisa de atenção particular, cuidado e socorro nos momentos de grande dificuldade.
Se desejar saber mais, acesse a fanpage da família em: https://www.facebook.com/SOSGabrielMachado
Sociedade Militar/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics