2 de janeiro de 2015

Homem é preso após pintar carro blindado de rosa em praça do RJ.

‘Foi um ato político’, diz homem detido por pintar tanque de guerra de rosa
O tanque foi quase todo pintado - Foto do leitor / Via WhatsApp
São Gonçalo (RJ)  - O gerente comercial e estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) Fabiano Vieira Barreto, de 38 anos, resolveu começar o ano com um ato de protesto. Por volta das 6h do dia 1º saiu de casa com um galão de tinta na mão e foi em direção à Praça dos Ex-combatentes, no Patronato, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Precisou de somente de meia hora para pintar de rosa um tanque de guerra que fica exposto no local. Ao final da pintura, foi surpreendido por dois PMs do 7º BPM (São Gonçalo), detido e levado à 73ª DP (Neves).
— Foi um ato político. Acredito que o equipamento urbano de São Gonçalo não dialoga com a população. A cidade tem muitas praças que não são utilizadas. Não quis aparecer, mas chamar a atenção da sociedade e do meio político para essa carência que vivemos aqui — afirmou Fabiano, que foi indiciado por depredação de patrimônio público e deve responder em liberdade. A pena é de um a seis meses de detenção ou pagamento de multa.
Fabiano diz que pintou tanque para chamar a atenção para a praça
Fabiano diz que pintou tanque para chamar a atenção para a praça Foto: Thiago Freitas / Extra
Fabiano gastou R$ 100 na compra do galão de tinta e esperou por dois meses a ocasião perfeita para fazer o protesto. Como na manhã do dia 1º poucas pessoas estão nas ruas, o gerente comercial acordou cedo para pintar o tanque. Ele só não contava com a presença dos policiais — que foram elogiados pelo “artista”.
Funcionários da prefeitura pintam o tanque de verde
Funcionários da prefeitura pintam o tanque de verde 
Foto: Thiago Freitas / EXTRA

— Todos os PMs foram muito educados. Gostaria que todas as pessoas que fossem detidas como eu fui tivessem o mesmo tratamento. Eles garantiram minha dignidade. Consegui convencer eles que a intenção não era desrespeitar as Forças Armadas, não era esse o objetivo. Também não tem a ver com a causa LGBT. Só queria chamar a atenção para a praça — disse.
Na manhã desta sexta-feira, funcionários da prefeitura estiveram no local para pintar o tanque novamente de verde. Segundo eles contaram ao EXTRA, a prefeitura desembolsou R$ 280 na compra dos dois galões de tinta e precisou de oito funcionários para consertar a pintura — nada que incomode Fabiano, que já planeja sua próxima intervenção pelas ruas do município.
— Certamente, farei outra. Não tão radical, certamente. Mas farei outra — diz.
EXTRA/montedo.com

"Acredito que o equipamento urbano de São Gonçalo não dialoga com a população."
"Não quis aparecer, mas chamar a atenção da sociedade e do meio político..."

Comento
Tchê, vai 'rachá' uma lenha!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics