15 de janeiro de 2015

Haiti: à espera da reconstrução

Agência Brasil
Devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro de 2010, o Haiti ainda está à espera da reconstrução. Uma equipe de reportagem da Empresa Brasil de Comunicação voltou ao país para verificar como vive a população. Cinco anos depois, ainda há ruínas por diversas cidades.
A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), comandada pelo Brasil, atua não só no restabelecimento da paz, mas sobretudo em ações humanitárias. As tropas trabalham, por exemplo, na perfuração de poços artesianos na tentativa de amenizar um dos principais problemas do Haiti: a falta d'água.
A situação crítica em que está o país "sem coleta de lixo, com esgoto a céu aberto e fome" dói nos soldados brasileiros, como o sargento Prudêncio, que cozinha para as tropas. Ele vive o dilema de ter fartura de alimentos e de ingredientes para preparar a comida dos soldados e atuar num país onde o povo não tem o que comer.
A ajuda humanitária é feita também por freis franciscanos brasileiros, na Casa de Francisco. Lá, a população haitiana tem acesso a cursos profissionalizantes, serviços de saúde, alimentação e ensino infantil.
Para tentar retomar o desenvolvimento econômico, o país aposta no turismo. No litoral, as belas praias atraem famílias de estrangeiros e haitianos. Hotéis de luxo foram construídos na tentativa de incentivar a economia local.
Na busca por melhor condição de vida, muitos haitianos deixam o país em direção ao Brasil. A chegada deles segue um roteiro. Primeiramente, atravessam as fronteiras com a Bolívia e o Peru e chegam ao Acre. Lá obtêm os primeiros documentos e são encaminhados ao mercado de trabalho, em São Paulo e Chapecó, em Santa Catariana. Na capital paulista, imigrantes haitianos usam o rap para abrandar a saudade. Em Chapecó, eles mantêm vivo o sonho do recomeço.
elEconomista/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics