15 de julho de 2014

Roraima: treinamento visa implantar sistema de purificação de água nos Pelotões de Fronteira

Funasa capacita técnicos do Exército para controle de qualidade da água
Sistema de cloração será instalado nos PEF  (Foto: Suest/AC)
A Superintendência Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) e Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água vai ministrar o curso de métodos e práticas para Minimização de Riscos a Qualidade da Água para Consumo Humano para 18 alunos - sargentos, cabos e soldados - do Exercito Brasileiro em Roraima. O curso iniciou nesta segunda-feira, dia 14 no auditório da Funasa/RR com abertura às 8h e encerra na quinta-feira, dia 17 e acontece em cooperação técnica com o Exército, por intermédio do Comando de Fronteira de Roraima/7º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva).
Segundo a superintendente da Funasa em Roraima, Noelia Alves, o objetivo é capacitar os alunos como operadores de Sistemas de Abastecimento de Água e Tratamento e Desinfecção de Água para Consumo Humano. Como ponto de partida será instalado um sistema de clorador simplificado de tratamento de água no 1º Pelotão de Fronteira de Roraima, localizado no Município de Bonfim.
"Esse sistema de clorador simplificado foi desenvolvido pelos técnicos da Funasa é de fácil manuseio e manutenção e, além de capacitar os técnicos do Exército, vamos instalar o sistema nos pelotões de fronteiras oferecendo água de qualidade e diminuindo os riscos e agravos por doenças hídricas", frisou.
O curso apresenta um foco direcionado ao componente de educação ambiental e sanitária, objetivando capacitar os responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água quanto às medidas de saneamento ambiental, integradas às ações educativas de sensibilização, informação, discussão e esclarecimento aos responsáveis pelos sistemas e formas sensibilizar usuários sobre a importância dos usos racional da água tratada, buscando melhorias da qualidade de vida da população.
Os técnicos da Funasa realizaram uma visita ao pelotão de fronteira de Bonfim para verificação das condições do sistema de abastecimento e constatou que apresenta as condições necessárias para a instalação do sistema simplificado. Durante a visita foi realizada coleta e análise de amostradas de água do sistema, visando conhecer as condições sanitárias do mesmo.
O curso será ministrado pelos servidores da Funasa/RR, Luana Mesquita da Silva (bióloga) e Eurico Vasconcelos Filho (técnico em laboratório) e pela bioquímica Lize Oliveira da Costa, aspirante do 7º BIS.
BVNEWS/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics